Análise Comparativa de Técnicas de Inteligência Computacional na Classificação de Jogadores de Xadrez
Resumo
Neste trabalho são aplicadas redes neurais Perceptron de Múltiplas Camadas (MLP), Rede de Base Radial (RBF) e Rede Learning Vector Quantization (LVQ) para resolver o problema de classificação de jogadores de xadrez em níveis (básico, intermediário e avançado). Foram usados como parâmetros de entrada das redes neurais as seguintes métricas de desempenho da partida de xadrez: perdas médias em centésimo de peões, imprecisões, erros e erros graves. Para cada técnica usada, utilizou-se quatro topologias de rede, onde fez-se variar a quantidade de neurônios da camada oculta. As métricas de desempenho usadas foram a acuidade média, acuidade máxima, acuidade mínima, acuidade mediana, desvio padrão das acuidades e o Erro Médio Quadrático (MSE). Os resultados encontrados mostraram que a MLP obteve as melhores métricas de desempenho na solução do problema de classificação de jogadores de xadrez.
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